Serviço técnico-educacional nas áreas de águas e efluentes
a experiência obtida pela área de engenharia ambiental da Universidade Petrobras nos últimos 10 anos
Palavras-chave:
Serviço técnico-educacional, Água, Efluentes, EsgotosResumo
A Universidade Petrobras (UP) tem realizado relevantes trabalhos para desenvolvimento dos empregados da companha, destacando-se a oferta de cursos e outros eventos educacionais, como workshops, seminários e congressos. Em função de suas atividades, a UP apresenta um potencial elevado para contribuir, de forma mais efetiva e integrada, com o aprimoramento dos processos das demais unidades da companhia. Uma dessas formas é a prestação de serviço técnico-educacional (STE), o que, de fato, já vem ocorrendo há algum tempo. O objetivo deste artigo é apresentar e avaliar a experiência obtida por profissionais de engenharia ambiental da UP na prestação de serviço técnico-educacional nas áreas de águas e efluentes líquidos ao longo dos últimos 10 anos. A avaliação utilizou como base os principais casos em que os serviços foram prestados e as principais características de cada um. As características adotadas buscaram representar aspectos como: a relação entre a UP e a unidade-cliente, o perfil técnico da unidade-cliente e o tipo de produto entregue. Dessas características, destacam-se o canal da demanda, os ganhos esperados para a companhia e as dificuldades encontradas. A análise é finalizada com a apresentação de várias proposições para aprimoramento da prestação do serviço. Entende-se que este artigo possibilitará que se encontre um caminho que vise o aprimoramento do serviço técnico-educacional ora prestado, aspecto que resultará emuma maior aproximação da UP com as áreas operacionais da empresa, trazendo, como consequência, benefícios mútuos e ganhos significativos para a toda a companhia.
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