Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Para autores Petrobras:

Antes de submeter o artigo, o autor Petrobras deverá seguir as orientações do Padrão PE-1PBR-00497 Aprovar divulgação externa de trabalhos técnicos e/ou científicos. Durante o processo de submissão será necessário enviar cópia da aprovação, autorizando a publicação externa.

1 – Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados, os pareceristas. Os artigos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, no menor tempo possível, com tempo médio de retorno de até oito semanas.

2 – Os temas dos artigos devem ser desenvolvidos visando sua aplicabilidade nas áreas de atuação da Petrobras ou relatando alguma experiência das áreas.

3 – Os originais deverão ser inéditos e não poderão ser submetidos simultaneamente em outros periódicos. Não serão aceitos artigos que já tenham sido publicados em outros periódicos. 

4 – Autor(es): Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.

4.1 – Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores no ato da submissão; e

5 - No ato da submissão, todos os autores devem ser indicados, informando o ORCID de cada um e mini-currículo. Não será permitida a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. 

5.1 - Será respeitado o intervalo de pelo menos 12 meses para a publicação de artigos de um mesmo autor.

6 – Os originais serão publicados em língua portuguesa e em cada número poderá ser publicado artigos em língua estrangeira.

7 – A Revista se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores para uma última revisão, não sendo permitida alterações substanciais em seu conteúdo.

8 – Os artigos publicados continuam sendo de propriedade dos autores. A submissão do artigo e a aceitação em publicá-lo não implica em cessão dos direitos de publicação para a RTUP. Porém, o(s) autor(es) cede(m) o direito de primeira publicação para a RTUP e caso o artigo seja submetido ou publicado em outro periódico, deverá ser feita referência à primeira publicação na revista.

9 - As opiniões emitidas e as informações apresentadas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

10 - Os casos omissos serão decididos pela Equipe Editorial.

11 – A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

11.1 - Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

11.2 - Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.

11.3 - Entrevistas: compreende entrevistas com profissionais de competência reconhecida que contribuem com sua experiência pessoal em alguma área relacionada aos temas abordados pela RTUP.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Todo o processo de submissão será realizado exclusivamente no site da RTUP, que adota o OJS como sistema de fluxo editorial, desde o recebimento até a publicação dos artigos.

A RTUP adota a avaliação por pares duplo-cega, garantindo o sigilo da autoria e do parecerista.

No artigo deverá constar seguintes dados, sem siglas ou abreviaturas:

  • nome completo;
  • afiliação institucional (cidade, estado e país);
  • e-mail;
  • link do Lattes e ORCID;

O autor correspondente deverá informar:

  • endereço completo (CEP, bairro, cidade, estado e país).

FORMATO

Deverão ser elaborados no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. 

TAMANHO

A extensão máxima do material enviado será a seguinte: 

  • artigos: 21.000 caracteres. 
  • relatos de experiências: 14.000 caracteres..

MARGEM

Superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2,5 cm.

PARÁGRAFO

  • sem recuo;
  • em blocos, separados por espaços duplo de entrelinhas;
  • espacejamento de simples para o texto e referências.

IMPRESSÃO

  • preto: texto;
  • outras cores: só para ilustração.

FONTE

  • tipo: Petrobras Sans (preferencialmente) ou Trebuchet MS;
  • tamanho:
  • 12 para texto, indicativos numéricos de seções e subseções e seus títulos;
  • 10 para a citação de mais de 3 linhas, títulos e legendas das ilustrações e das tabelas.

ALINHAMENTO

  • justificado: corpo do trabalho;
  • centralizado: título, autoria, legendas e fontes das ilustrações;
  • esquerda: referências, indicativos numéricos de seções e subseções e seus títulos.  

SEÇÕES E SUBSEÇÕES

Devem seguir a NBR 6024.

ORIGINALIDADE

O autor é o responsável por certificar a originalidade do conteúdo do artigo.

INDICAÇÃO DA ÁREA DE CONHECIMENTO ABORDADO NO ARTIGO

O autor deverá indicar, no momento da submissão,  qual(is) áreas de conhecimento é(são) abordada(s) no artigo.

REDAÇÃO

A redação deve ser impessoal, na terceira pessoa. 

UNIDADES E MEDIDAS

As unidades e símbolos de medidas devem seguir o sistema de padronização internacional.

ELEMENTOS

Título do trabalho (obrigatório)

O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. Se for preciso, utilizar subtítulo separando-o do título por dois pontos (:). Evitar o uso de símbolos.

Indicação de autoria (obrigatório)

Nome(s) completo(s) e por extenso. A ordem de apresentação é de escolha dos autores. Lembrando que o primeiro nome será considerado autor principal e os demais coautores. O número permitido é de 1 autor principal e 4 coautores.

Resumo (obrigatório)

Deve ser elaborado um resumo informativo com, no máximo, 250 palavras. Incluir o objetivo, método e resultado/conclusão. O resumo deverá ser escrito em parágrafo único, sem divisões de texto, como alíneas por exemplo, e sem citações.

Palavras-chave (obrigatório)

Palavras ou expressões que resumem a ideia do texto. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas entre si por ponto.

Introdução (obrigatório)

A seção deverá ter o título “Introdução” e apresentar a contextualização do artigo.

Objetivo (obrigatório)

A seção deverá ter o título “Objetivo”, apresentar o objetivo geral do artigo e, se for o caso, os específicos. Lembrando que para cada objetivo indicado nessa seção deverá ser exposto o seu atingimento ou não na seção resultados/conclusão.

Desenvolvimento (obrigatório)

Não é necessário que a seção tenha o título de “Desenvolvimento” e seja única. As seções e subseções podem ser nomeadas com título próprio, baseado em seu conteúdo.

Conclusão/Resultados (obrigatório)

A seção deverá ter o título “Conclusão” ou “Resultados” e apresentar a conclusão ou os resultados para cada objetivo indicado na seção “Objetivo” além de um desfecho do artigo.

Nota(s) explicativas (opcional)

Notas contidas no artigo devem ter numeração sequencial em todo o texto, indicadas imediatamente depois da frase a que dizem respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. 

Abstract (obrigatório)

Tradução do Resumo para o inglês. É de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

Keywords (obrigatório)

Tradução para o inglês das Palavras-chave do artigo. É de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

Referências (obrigatório)

Deverão estar de acordo com a ABNT NBR 6023. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor e revisadas pela Comissão Editorial. Todas as informações, incluindo comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados devem ser incluídos na lista de referências.

Exemplos:

Livro

COE, F. R. Welding steels without hydrogen cracking. United Kingdom: The Welding Institute, 1973.

Artigo de periódico

FARRAR, R. A.; TAYLOR, L. G.; HARRISON, E. M. Effect of stress relieving on fracture properties of submerged – arc welds of C-Mn steels. Metals Technology, v. 6, n. 1, p. 380 – 389, 1979.

Trabalho apresentado em evento

FORMBY, C. L.; GRIFFITHS, J. R. The Role of Residual Stress in the Fracture of Steel. Weding Inst. In: RESIDUAL STRESSES IN WELDED CONSTRUCTION AND THEIR EFFECTS, INTERNATIONAL CONFERENCE, 1977, London. Annals […] London: The Welding Institute, paper 35, p. 374.

Mais de quatro autores

SIGNES, E. G. et al. Factors Affecting the Fatigue Strength of Welded High Strength Steel. British Welding J. v. 14 (3), 1967, p. 108 – 116.

Glossário (opcional)

Lista organizada em ordem alfabética, com os termos e palavras contidas no texto do artigo que não têm um significado de conhecimento comum. Apesar de não ser obrigatório, um glossário é uma ótima forma de tornar seu trabalho mais acessível para todos os tipos de leitores. Caso a quantidade de palavras estrangeiras no texto seja muito grande e/ou recorrente é indicado o seu uso.

Apêndice(s) (opcional)

Documento ou texto elaborado pelo autor Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte. 

Anexo(s) (opcional)

Documento ou texto que não foi elaborado pelo autor Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

[TEMPLATE DE SUBMISSÃO] 

Mini currículo dos autores (obrigatório)

Informações básicas do autor, como formação acadêmica e atuação profissional. Exemplo:

João da Silva
Engenheiro Químico e Professor, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ, Bacharel em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Licenciado em Química pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro - RJ, Atualmente cursando pós-graduação em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP. Professor de Química no Colégio Nossa Senhora das Dores. Product Owner e docente na Petrobras.

Figuras, quadros e gráficos (opcional)

As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

É imprescindível que estejam com resolução própria para impressão, no mínimo 300 DPIs (dots perinch = pontos por polegada) óticos.

Fotografias nítidas, gráficos e quadros em preto e branco ou coloridos (necessários à clareza do texto) serão aceitos desde que estejam devidamente referenciados. 

É obrigatório indicar o título precedido de numeração sequencial com números arábicos, a fonte, ano e, se for o caso, a página de onde foram retirados. Os títulos devem estar localizados na parte superior e a fonte na parte inferior, ambos centralizados, com tamanho de fonte 09. Devem estar situados o mais próximo possível do trecho que os referencia. Ver exemplo no template do artigo.

Não usar as expressões: “na figura abaixo”, “no gráfico ao lado”, etc. Para se referir às figuras, quadros ou gráficos no texto, utilizar sempre sua numeração: “conforme Gráfico 5”, “como podemos analisar na Figura 1”, etc.

Tabelas (opcional)

Deverão ter o título localizado na parte superior, centralizado e precedido de numeração sequencial com números arábicos, separados do título por travessão. Sua fonte deverá ser indicada na parte inferior alinhada à esquerda com tamanho de fonte 09. As tabelas seguem os padrões do IBGE para a elaboração de tabela.

A ‘Norma de apresentação tabular” pode ser encontrada em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Como no caso das figuras, quadros e gráficos, não usar as expressões: “na tabela abaixo”, “na tabela ao lado”, etc. Para se referir as tabelas no texto, utilizar sempre sua numeração: “conforme Tabela 5”, “como podemos analisar na Tabela 1”, etc.

Citações (obrigatório)

Deverão estar de acordo com a ABNT NBR 10520.

Exemplos:

Citação direta com menos de 3 linhas

De acordo com Gomes (2024), “assim como na produção em terra, são muitas as atividades e áreas técnicas envolvidas na produção no mar”.

Citação direta com mais de 3 linhas

De acordo com Gomes (2024),

A princípio, a produção de petróleo se concentrou no ambiente onshore, onde as primeiras acumulações foram encontradas e onde as operações costumam ser mais simples.À medida que as novas descobertas em terra foram se tornando menos frequentes, foi necessário explorar novas fronteiras, começando em áreas próximas à costa e avançando cada vez a distâncias maiores.

Citação indireta

Tanto em terra quanto no mar, a produção de óleo e gás tem muitas atividades e áreas envolvidas (GOMES, 2024).

RECOMENDAÇÕES

Observar as normas:

Elaboração de referências (ABNT NBR 6023/2010);

Apresentação de citações em documentos (ABNT NBR 10.520/2002);

Norma para datar (ABNT NBR 5892/1989);

Numeração progressiva das seções de um documento (ABNT 6024/2003);

Resumos (ABNT NBR 6028/2003);

Norma de apresentação tabular do IBGE.

As normas para submissão podem ser alteradas a qualquer momento conforme deliberação da Coordenação Editorial. Última atualização em 01/05/2024.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.