Dez anos de capacitação em engenharia submarina na Petrobras

Autores

  • André de Albuquerque Almeida Petrobras
  • Eduardo Ribeiro Nicolosi Petrobras
  • Juliana Soares Lima Petrobras
  • Luiz Antonio Sulino de Negreiros Petrobras
  • Pablo José Tavares Gomes Petrobras

Palavras-chave:

Capacitação, Treinamento, Engenharia submarina, Educação corporativa

Resumo

Com o aumento das atividades offshore, as descobertas em águas cada vez mais profundas e o elevado investimento da Petrobras nesse segmento, houve um acentuado crescimento das demandas técnicas da Área de Engenharia Submarina, tornando imprescindível a criação de um programa de capacitação técnica nessa área. A ideia dessa capacitação inédita no país foi acelerar a formação dos novos empregados, assim como garantir a constante atualização daqueles que já vinham atuando na área, abrangendo o projeto, instalação, operação e integridade de instalações submarinas. O processo de estruturação do Programa de Capacitação Técnica da Área de Engenharia Submarina, conduzido pela Universidade Petrobras e iniciado em 2007, buscou, desde a sua concepção, um alinhamento contínuo com os desafios tecnológicos e as necessidades operacionais da Petrobras. Dessa forma, foi possível se antecipar, no âmbito da capacitação dos profissionais, aos desafios enfrentados pela companhia. Além do ganho direto com a formação dos profissionais, esse programa teve uma contribuição singular na difusão do conhecimento, anteriormente concentrado em poucos especialistas da área, garantindo a transmissão do conhecimento entre gerações. Este artigo visa apresentar os 10 anos (2007 – 2017) de Capacitação Técnica na Área de Engenharia Submarina da Petrobras, que atuou em três frentes principais: a criação de um curso de formação específico para Engenheiros de Equipamentos recém-ingressos na Petrobras; a elaboração de uma ampla carteira de cursos de educação continuada; a realização de encontros técnicos e seminários internos, com o objetivo de disseminar o conhecimento, registrar a memória técnica da área e promover intercâmbio entre os profissionais.

Biografia do Autor

  • André de Albuquerque Almeida, Petrobras

    Graduação (2008) em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UFPE. Petrobras, Universidade Petrobras (RH/UP/EEDP)

  • Eduardo Ribeiro Nicolosi, Petrobras

    Graduação (2006) em Engenharia Mecânica pela UFU e Mestrado (2015) em Engenharia na área de Materiais e Processos de Fabricação pela UFU.

  • Juliana Soares Lima, Petrobras

    Graduação (2000) em Engenharia Civil pela UFBA e Mestrado (2002) em Engenharia de Estruturas pela USP.

  • Luiz Antonio Sulino de Negreiros, Petrobras

    Graduação (2007) em Engenharia Mecânica pela UFU e Mestrado (2016) em Engenharia na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais pela UFRGS.

  • Pablo José Tavares Gomes, Petrobras

    Graduação (2006) em Engenharia Mecânica pela UNESP e Especialização (2008) em Engenharia de Construção e Montagem pela UFBA.

Referências

EBOLI, Marisa et al. Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIMARÃES, Cristina Gomes Palmeira. Avaliação de impacto do CENSUB 2007. Rio de Janeiro, 2009. Apresentação.

LIMA, J. M. T. G. et al. Development of Subsea Facilities in the Roncador Field (P-52). In: OFFSHORE TECHNOLOGY CONFERENCE, 2008, Houston. Proceedings... Houston: OTC, 2008. OTC 19274.

MORAIS, José Mauro. Petróleo em águas profundas: uma história tecnológica da Petrobras na exploração e produção offshore. Brasília, DF: IPEA, 2013.

PETROBRAS. Tecnologias pioneiras do pré-sal. 2015c. Disponível em: <http://presal.hotsitespetrobras.com.br/tecnologias-pioneiras/#1>. Acesso em: 15 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, A. de A., Nicolosi, E. R., Lima, J. S., Negreiros, L. A. S. de, & Gomes, P. J. T. (2017). Dez anos de capacitação em engenharia submarina na Petrobras. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(5). https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/39