Desempenho ao fogo de pilares de aço e mistos aço e concreto para utilização em refinarias de petróleo

Autores

  • Thiago da Cruz Colonese Petrobras

Palavras-chave:

Pilares, Incêndio, Refinarias de Petróleo

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar o desempenho termomecânico sob incêndio de diferentes tipologias de pilares de aço e mistos visando aplicação em estruturas industriais de refinarias de petróleo. No caso dos pilares mistos, empregou-se, além do concreto convencional de cimento Portland, o concreto refratário de cimento aluminoso, por ser um material de elevado desempenho sob altas temperaturas (em comparação ao concreto convencional) e com o intuito de estimar o benefício quando da sua utilização. As análises numéricas realizadas, utilizando o programa computacional SAFIR, permitiram estimar a variação do campo de temperaturas nas seções transversais estudadas, o comportamento termomecânico dos pilares isolados durante o incêndio e o tempo de falha estrutural para um carregamento correspondente a 50% da resistência à temperatura ambiente. Para obter a variação dos esforços resistentes durante o incêndio, fez-se uso dos procedimentos analíticos de cálculo estabelecidos pela NBR 14323:2013. Os resultados obtidos indicaram que os pilares mistos totalmente revestidos por concreto refratário apresentaram melhor desempenho tanto durante o incêndio quanto nas resistências residuais.

Biografia do Autor

  • Thiago da Cruz Colonese, Petrobras

    Graduação (2007) em Engenharia Civil, ênfase em Estruturas, pela UFRJ. Mestrado (2011) em Engenharia Civil, área de Estruturas e Materiais, pela COPPE/UFRJ.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14323: projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios em situação de incêndio. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 8800: projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.

BAZANT, Z. P.; KAPLAN, M. F. Concrete at high temperatures: material properties and mathematical models. 1Th. London: Longman, 1996.

CENTER FOR CHEMICAL PROCESS SAFETY. Process safety beacon. Disponível em: <http://www.aiche.org/CCPS/Publications/Beacon/index.aspx>. Acesso em: 6 maio 2010.

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EC-2/Parte 1-2: actions design of concrete structures: structural fire design. Brussels, 2003a.

______. EC-1/Parte 1-2: actions on structures: actions on structures exposed to fire. Brussels, 2002b.

______. EC-4/Parte 1-2: design of composite steel and concrete structures: structural fire design. Brussels, 2003c.

______. EC-3/Parte 1-2: design of steel structures: structural fire design. Brussels, 2003d.

FRANSSEN, J. M.; KODUR, V. K. R.; MASON, J. User's manual for SAFIR 2007: a computer program for analysis of structures subjected to fire. Belgium: University of Liège, 2008.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Colonese, T. da C. (2017). Desempenho ao fogo de pilares de aço e mistos aço e concreto para utilização em refinarias de petróleo. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(5). https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/38