Projeto de transferência de custódia de um grande volume de documentos financeiros em uma grande empresa

uma experiência de gestão documental da Petrobras

Autores

  • José Antonio Pereira do Nascimento Petrobras

Palavras-chave:

Gestão documental, Gestão de projetos

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de uma grande transferência de acervo documental de sua área gestora para outra área, denominada custodiante. Em consonância com o enfoque de prestar serviços da unidade de Serviços Compartilhados (Shared Services) para seus clientes internos, bem como o esafio da unidade de atender ao escopo definido pelo cliente interno, com foco no prazo, custo, qualidade, flexibilidade (atendimento) e pró-atividade, uma equipe de projeto analisou as interfaces do serviço de gestão documental em conjunto com a Diretoria Financeira de uma grande empre sa de Óleo e Gás, a Petrobras, visando sua transferência para a unidade de Serviços Compartilhados. A partir disso, realizou-se a transferência de todo o acervo documental da Diretoria Financeira, em todo o território nacional brasileiro, o que representou um grande risco, necessitando elaboração de projeto para a execução de cada etapa, empenho no gerenciamento das comunicações entre as partes interessadas, bem como interação entre diversas equipes de várias gerências. Ao final se apresenta os resultados alcançados.

Biografia do Autor

  • José Antonio Pereira do Nascimento, Petrobras

    Graduação (2000) em Biblioteconomia pela UNIRIO. Master (2001) in Etica ed Economia d’Impresa pela LUMSA, Roma. Graduação (2009) em direito pela UERJ. Pós-Graduação (2015) em Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos pela POLI/UFRJ. Mestrando (2016) em Gestão de Documentos e Arquivo pela UNIRIO.

Referências

ARMA. Generally accepted recordkeeping principles. Information governance maturity model. [S.l.], 2013. Disponível em: <http://www.arma.org/docs/default-source/default-document-library/the-principles_esp.pdf?sfvrsn=0>. Acesso em: 29 mar. 2016.

ASSIS, W. M. de. Gestão da informação nas organizações: como analisar e transformar em conhecimento informações captadas no ambiente de

negócios: exemplos práticos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BERNARDES, I. P. Gestão documental e direito de acesso: interfaces. Acervo, Rio de Janeiro, v. 28, n.2, p.164-179, jul/dez. 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 05 maio 2016.

CRAWFORD, J. K. The strategic Project office. 2nd ed. Boca Raton: CRC, 2011.

ESTADOS UNIDOS. Public Law 107–204. Sarbanes-Oxley Act of 2002. July 30, 2002. To protect investors by improving the accuracy and reliability of corporate disclosures made pursuant to the securities laws, and for other purposes. Disponível em: <https://www.sec.gov/about/laws/soa2

pdf >. Acesso em: 2 dez. 2016.

GESTÃO DE DOCUMENTOS. In: DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em:

<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2017-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento, J. A. P. do. (2017). Projeto de transferência de custódia de um grande volume de documentos financeiros em uma grande empresa: uma experiência de gestão documental da Petrobras. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(4), 78-89. https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/35