Análise da percepção das responsabilidades dos gestores da Petrobras

Autores

  • Carlo Bruzaferro Monti Petrobras
  • Sérgio Luiz Braga França Universidade Federal Fluminense
  • Mirian Picinini Méxas Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Responsabilidades dos gestores, Melhoria do desempenho, Tomada de decisão, Comunicação organizacional

Resumo

A presente pesquisa foi realizada na Petrobras, num momento de mudanças do país e visa diminuir desperdícios e ou riscos causados pelos empregados que não tem um desempenho adequado das atribuições mais importantes de sua função e propõe uma metodologia que possa ser útil para qualquer organização entender como seus empregados percebem a importância de suas responsabilidades e seu próprio desempenho. Além desta autopercepção já poder sinalizar oportunidades de melhoria (foco deste artigo), qualquer empresa poderá, em momento oportuno, confrontá-la com a percepção de outros grupos. Supervisores, alta administração, força de trabalho podem ser novas perspectivas para identificar novas oportunidades de melhoria (sugestão para futura pesquisa). O grupo estudado na Petrobras foram os gestores, personagens chave para o sucesso de qualquer empresa. Para isso foi elaborada uma lista de responsabilidades dos gestores com base em uma revisão da literatura. Esta lista foi utilizada como guia para analisar a percepção dos gestores quanto seu desempenho e a importância que conferem a cada uma de suas responsabilidades. As responsabilidades que fossem percebidas como de alta importância, mas que também fossem percebidas como de baixo desempenho seriam o foco deste trabalho. Este seria o conjunto de responsabilidades para futuras propostas de melhoria. O trabalho foi realizado com uma amostra aleatória de 109 gerentes e coordenadores da Petrobras. Caso seja do interesse da área de RH, a metodologia proposta tem condições de ser customizada para a implementação em outros perfis de empregados, de setores estratégicos, táticos e/ou operacionais.

Biografia do Autor

  • Carlo Bruzaferro Monti, Petrobras

    Graduação (1992) em Engenharia de Produção pela UFRJ. Mestrado (2015) em Sistemas de Gestão pela UFF.

  • Sérgio Luiz Braga França, Universidade Federal Fluminense

    Graduação (1999) em Engenharia Civil pela UFF. Mestrado (2004) em Engenharia Civil pela UFF. Doutorado (2009) em Engenharia Civil pela UFF. Professor da UFF.

  • Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense

    Graduação (1979) em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Mestrado (1982) em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ-COPPE. Especialização em Administração Empresarial (1999) pela UFF. Doutorado em Engenharia Civil (2011) pela UFF. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2013) pela UFF.

Referências

BENBASAT, I., GOLDSTEIN, D., MEAD, M. The case research strategy in studies of information systems. MIS Quartely, Minneapoli, v. 11, n. 3, p. 369-386, Sep. 1987.

CARVALHO, Helenice. A comunicação como fator crítico de sucesso nos processos de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. UNIrevista, v. 1, n. 3, p. 1-8, 2006.

DEMING, W. E. Quality, productivity, and competitive position. Cambridge: MIT, 1982.

FAYOL, H. Administração industrial e geral. São Paulo: Atlas, 1994.

FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JUNIOR, M. M. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: FLEURY, M. T. L. (Coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: Harper & Row, 1973.

MONTI, C. B. Promoção de atividades de inovação organizacional na visão do líder: estudo de caso em empresa do setor energético brasileiro. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, E. M.; AGUIAR, A. C. Publicações póstumas de Henri Fayol: revisitando sua teoria administrativa. RAM, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 204-227, jan./fev. 2011.

VERGARA, S. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 3th ed. California: Sage, 2003.

Downloads

Publicado

2017-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Monti, C. B., França, S. L. B., & Méxas, M. P. (2017). Análise da percepção das responsabilidades dos gestores da Petrobras. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(4), 06-19. https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/32