Modelagem rigorosa de uma UDAV complexa incluindo a integração energética

Autores

  • Alexandre Ramos Jungmann CENPES/EB-AB-G&E/CS
  • André Cosentino Bellote Petrobras

Palavras-chave:

Destilação de Petróleo, Simulação de Processo

Resumo

Um dos grandes desafios ao se realizar projetos básicos de unidades de destilação é estudar o comportamento integrado de suas torres fracionadoras com a recuperação energética na bateria de preaquecimento de petróleo. Buscando uma ferramenta completa, foi realizada a modelagem de uma unidade complexa utilizando um simulador comercial. A unidade modelada foi a Unidade de Destilação Atmosférica e a Vácuo (UDAV) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas REPAR (U-2100) que apresenta quatro torres de fracionamento integradas a uma bateria de preaquecimento complexa formada por cinquenta e sete permutadores. Os resultados mostraram que o modelo desenvolvido é bastante aderente à realidade da planta e não só agrega valor durante a fase de projeto básico bem como durante a vida útil da instalação, podendo ser utilizado em várias tarefas de otimização diária da produção.

Biografia do Autor

  • Alexandre Ramos Jungmann, CENPES/EB-AB-G&E/CS

    Graduação (2007) em Engenharia Química pela UFRJ. Atua na execução de projetos de engenharia básica para Unidades de Destilação, tendo anteriormente trabalhado na UO- BC como acompanhante de processo de plataforma.

  • André Cosentino Bellote, Petrobras

    Graduação (2003) em Engenharia Química pela UFPR. Atuou na REPLAN e RPBC no acompanhamento do processo de destilação.

Referências

CENPES. Petrobras. Estudo conceitual de adequação da U-2100 da REPAR para produção de diesel S10: CT CS 006/2014: CENPES/EB-AB-G&E/CS. Rio de Janeiro, 2014.

Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jungmann, A. R., & Bellote, A. C. (2016). Modelagem rigorosa de uma UDAV complexa incluindo a integração energética. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(2), 17-28. https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/10