Portal de Gestão de Anomalias da Área Submarina da Petrobras
DOI:
https://doi.org/10.70369/cnh7fh25Palavras-chave:
Anomalia, Experiência do usuário, Cadeia de valor, Portal, Melhoria contínuaResumo
O Portal de Gestão de Anomalias Submarinas da Petrobras foi criado em julho de 2023 para ser um ponto de acesso digital com conteúdo integrado sobre gestão de anomalias da área submarina, organizando e maximizando a utilização de dados sobre o tema, originados em diferentes áreas corporativas, ao longo da cadeia de valor da Petrobras. O direcionamento para sua construção ocorreu após a análise dos resultados de diagnóstico abrangente, no qual observou-se a dispersão dos dados sobre o processo em diferentes plataformas da companhia, visão fragmentada, deficiências em treinamento e gaps na principal ferramenta utilizada. Oferece acesso a informações e recursos disponíveis de forma consolidada, estruturada e acessível para todo o público usuário, tanto para os usuários que querem conhecer mais sobre o tema quanto para aqueles que buscam dados para tomada de decisão. Serve como ponto de convergência corporativa e permite visão ampla sobre o tema: contém desde os treinamentos disponíveis até os painéis e indicadores. Flexível e estável, é insumo para a melhoria contínua de governança, eficiência e confiabilidade na gestão de anomalias da Área Submarina da Petrobras, contribuindo para a segurança das pessoas, operações e meio-ambiente.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (Brasil). Relatório Anual de Segurança Operacional da Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural 2022. Rio de Janeiro: ANP, 2023. Disponível em: 2022-relatorio-anual-seguranca-operacional.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024
BECK, K. et al. Manifesto for Agile Software Development. [Wasatch], 2001. Disponível em: https://agilemanifesto.org/. Acesso em: 10 janeiro. 2024.
BRASIL. Resolução ANP no.882, de 27 de julho de 2022. Estabelece o procedimento para a comunicação de incidentes e o envio de relatórios de investigação pelos operadores de contrato de exploração e produção de petróleo e gás natural e pelas empresas autorizadas a exercer as atividades da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 142, p. 111, 28 jul. 2022. Acesso em: 10 janeiro 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-anp-n-882-de-27-de-julho-de-2022-418343296. Acesso em: 10 jan. 2024.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
MILLER, D. Gestão de mudança com sucesso: uma mudança organizacional focada em pessoas. São Paulo: Integrare Editora, 2012.
PETROBRAS. Painel ASG 2023: documento complementar ao relatório de sustentabilidade 2023. Rio de Janeiro: Petrobras, [2024]. Disponível em: https://www.investidorpetrobras.com.br/apresentacoes-relatorios-e-eventos/relatorios-anuais/. Acesso em: 11 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Livia Regina da Cruz D'Escoffier, Isabele Moura Correia Armada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.