Roteirização de videoaulas para a educação on-line
Palavras-chave:
Videoaula, Roteiro, Educação On-line, Desenho InstrucionalResumo
O aumento da capacidade de tráfego de informações nas redes de computares, em especial na internet, tem proporcionado uma crescente utilização de videoaulas em cursos de e-learning. Este artigo apresenta uma análise das peculiaridades presente na elaboração de roteiros de videoaulas para e-learning. Ele também oferece orientações para se alcançar uma maior qualidade pedagógica no processo de desenvolvimento deste formato de material instrucional.
Referências
ABRAEAD. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4ª. Ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.
ANG, T.; VIEIRA, S.; KFOURI, A. Vídeo Digital: uma introdução. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
CAMPOS, F. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: J. Zahar,
CATAPAN, A. H.; FIALHO, F. A. P. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais... Brasília. 2001.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
GUTIERREZ, F.; PRIETTO, D. A mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 1994.
INTERNACIONAL BOARD OF STANDARDS FOR TRAINING, PERFORMANCE AND INSTRUCTION. Instrucional Design Competencies. Disponível em <http://www.ibstpi.org/Competencies/instruct_design_competencies.htm>. Acesso em: 8 jul. 2009.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MASETTO, M.T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000, p. 144-146.
SANTOS, R. Manual de vídeo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.