Roteirização de videoaulas para a educação on-line

Autores

  • Delmir Peixoto Azevedo Júnior Petrobras
  • Margarete S. Ramos Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)
  • Marília B. P. Azevedo Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)

Palavras-chave:

Videoaula, Roteiro, Educação On-line, Desenho Instrucional

Resumo

O aumento da capacidade de tráfego de informações nas redes de computares, em especial na internet, tem proporcionado uma crescente utilização de videoaulas em cursos de e-learning. Este artigo apresenta uma análise das peculiaridades presente na elaboração de roteiros de videoaulas para e-learning. Ele também oferece orientações para se alcançar uma maior qualidade pedagógica no processo de desenvolvimento deste formato de material instrucional.

Biografia do Autor

  • Delmir Peixoto Azevedo Júnior, Petrobras

    Tecnólogo (2001) em Informática pelo CEFET. Graduação (1999) em Engenharia Civil pela UENF. Especialista (2007) em Projeto Instrucional pela UFJF. Mestrado (2003) em Ciências da Engenharia pela UENF.

  • Margarete S. Ramos, Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)

    Graduação (2005) em Sistemas de Informação pela FSMA. Licenciatura (2005) em Matemática pela UFF. Especialização (2012) em Gestão e Implementação de EAD pela UFF. Mestrado (2009) em Engenharia Ambiental pelo IFF.

  • Marília B. P. Azevedo, Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)

    Graduação (2004) em Letras pela UVA. Especialização (2010) em Mídias, Tecnologias da Informação e Novas Práticas Educacionais pela PUC.

Referências

ABRAEAD. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4ª. Ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

ANG, T.; VIEIRA, S.; KFOURI, A. Vídeo Digital: uma introdução. São Paulo: Editora SENAC, 2007.

CAMPOS, F. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: J. Zahar,

CATAPAN, A. H.; FIALHO, F. A. P. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais... Brasília. 2001.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GUTIERREZ, F.; PRIETTO, D. A mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 1994.

INTERNACIONAL BOARD OF STANDARDS FOR TRAINING, PERFORMANCE AND INSTRUCTION. Instrucional Design Competencies. Disponível em <http://www.ibstpi.org/Competencies/instruct_design_competencies.htm>. Acesso em: 8 jul. 2009.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MASETTO, M.T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000, p. 144-146.

SANTOS, R. Manual de vídeo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.

Downloads

Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Azevedo Júnior, D. P., Ramos, M. S., & Azevedo, M. B. P. (2014). Roteirização de videoaulas para a educação on-line. Revista Técnica Da Universidade Petrobras , 1(1), 06-18. https://rtup.petrobras.com.br/rtup/article/view/8